O Centro de Estudos Desenvolvimento, Educação, Cultura e Social, sediado na Calheta, Ilha da Madeira, tem desenvolvido vários projetos de divulgação da cultura madeirense nos suas diversas expressões e âmbitos, dentro e fora Região.
Neste momento, estamos a realizar um novo projeto à escala mundial na promoção da cultura madeirense. Este projecto começa com a intitulada “A volta ao mundo com o Feiticeiro da Calheta”, onde inclui uma exposição, uma apresentação de um livro, acompanhados de um instrumento musical, o manchete ( madeirense) é concertos. Quando ao instrumento musical que tem grande relevância por representar a presença e influência do povo madeirense no mundo, dado que o mesmo foi introduzido nas comunidades da diáspora pelos emigrantes, como é o caso muito especial do Hawai. Comemora-se este ano 145 anos da chegada dos primeiros madeirenses ao Hawai, que levaram consigo o manchete, que deu origem mais tarde ao atual ukelele.
O projeto “A volta ao Mundo com o Feiticeiro da Calheta” contém uma exposição com as ilustrações do livro infanto-juvenil “O Feiticeiro da Calheta”, traçados pela filha de emigrantes, a ilustradora Rafaela Rodrigues e onde acompanha um texto de Eugénio Perregil, dedicado ao criador da letra e música “Bailinho da Madeira”, João Gomes de Sousa, mais conhecido por Feiticeiro da Calheta.
A acompanhar a exposição foi criado de propósito uma réplica de um machete igual aquele trazido pelos emigrantes em 1879 para Hawai e foi concebido pelo mestre Carlos Jorge e pintado pela ilustradora Rafaela Rodrigues, no qual se faz também uma homenagem aos emigrantes madeirenses espalhados pelo mundo.
Os emigrantes para além de levarem a gastronomia, os usos e costumes e as tradições, os emigrantes levaram também consigo os instrumentos tradicionais madeirenses sendo conhecidos por Cordofones Madeirenses.
A música foi uma forma de união e de ligação às origens e uma forma de congregação dos madeirenses nas diversas comunidades espalhadas pelo mundo, como forma de ânimo e de convívio e encontro quer nas alegrias, quer nas tristezas.
Em resumo, com este projecto pretendemos divulgar a verdadeira história da origem do “ukelele”, a cultura madeirense e também os madeirenses que atualmente se têm destacado nas diversas áreas na diáspora onde estão inseridos, promovendo também o seu trabalho.
Esta primeira fase deste projecto que começa agora em 2023, está agendado o seu término para 2025, na Madeira, onde se prevê a realização de um encontro mundial com 50 embaixadores, no qual será inaugurada a exposição e a realização de um festival.
Coordenador
- Eugénio Perregil - presidente do Centro de Estudos (CEDECS)
Atividades
Exposição
A exposição com as ilustrações do livro infanto-juvenil “O Feiticeiro da Calheta”, traçados pela filha de emigrantes, a ilustradora Rafaela Rodrigues e acompanhadas com um texto de Eugénio Perregil, dedicado ao criador da letra e música “Bailinho da Madeira”, João Gomes de Sousa, mais conhecido por Feiticeiro da Calheta.
Livro infantil-juvenil
O livro infanto-juvenil “O Feiticeiro da Calheta “ da autoria de Eugénio Perrigil com ilustrações de Rafaela Rodrigues, dedicado ao criador da letra e música “Bailinho da Madeira”, João Gomes de Sousa, mais conhecido por Feiticeiro da Calheta.
Instrumento musical - machete
Foi mandada fazer uma réplica de um machete igual aquele trazido pelos emigrantes em 1879 para Haiwai e foi concebido pelo mestre Carlos Jorge e pintado pela ilustradora Rafaela Rodrigues, no qual se faz também uma homenagem aos espalhados pelo mundo, mas de uma forma especial aos três emigrantes madeirenses que trouxeram o machete para Hawai, o Manuel Nunes, o José de Espírito Santo, o Augusto Dias.
Embaixadores
Alberto Sousa
Tenor
- Madeira -
Marco Lira
Patinador
- Madeira -
Francisco Lobo Faria
Actor e Realizador
- Madeira -
João Brás
Cineasta
- Madeira -
Andréia Miranda
Química
- Madeira -
Roberto Moniz
Professor e Músico
- Madeira -
Bernardo Pereira
Canoista
- Madeira -
João Egídio
Decorador
- Madeira -
José Eduardo Franco
Historiador
- Lisboa -
André Santos
Músico e Compositor
- Lisboa -
Maria do Espírito Santos
Sociologa
- Porto -
Jacinto Jardim
Professor
- Porto -
Micaela Abreu
Cantora
- Londres -
Toni Jesus
Artista
- Londres -
João Carlos Nunes
Empresário
- Jersey -
Nuno Neto
Piloto
- Guernsey -
Emília Fernandes
Técnica de Saúde
- Guernsey -
José do Nascimento
Advogado
- África do Sul -
Jesus das Mercês
Actor
- Venezuela -
Tyler dos Santos
Consul Honorário do Hawai
- Haiwai -
Danny Abreu
Empresário
- Haiwai -
Maria Sardinha
- Brasil -
Dalila Vera Teles
Escritora
- Brasil -
Michael Teixeira
DJ
- San Francisco -
Dinarte Freitas
Actor
- Los Angeles -
Teixeira
???
- Nova Iorque -
Carlos Caires
???
- Macau -
Josefina Carreira
jurista
- Luxemburgo -
???
???
- Bélgica -
???
???
- França -
???
???
- Curaçao -
???
???
- Aruba -
Países Aderentes
Aruba
Austrália
Brasil
Bélgica
Cabo Verde
Canadá
Curaçau
Estados Unidos da América
França
Guernsey
Hawai
Jersey
Luxemburgo
Macau
Moçambique
Reino Unido
Venezuela
África do Sul
Parceiros
Câmara Municipal da Calheta
Direção Regional das Comunidades e da Cooperação Externa
Apoios
Logoipsum
Logoipsum
Logoipsum
Logoipsum