O Centro de Estudos Desenvolvimento, Educação, Cultura e Social, sediado na Calheta, Ilha da Madeira, tem desenvolvido vários projetos de divulgação da cultura madeirense nos suas diversas expressões e âmbitos, dentro e fora Região.

Neste momento, estamos a realizar um novo projeto à escala mundial na promoção da cultura madeirense. Este projecto começa com a intitulada  “A volta ao mundo com o Feiticeiro da Calheta”, onde inclui uma exposição, uma apresentação de um livro, acompanhados de um instrumento musical, o manchete ( madeirense) é concertos. Quando ao instrumento musical que tem grande relevância por representar a presença e influência do povo madeirense no mundo, dado que o mesmo foi introduzido nas comunidades da diáspora pelos emigrantes, como é o caso muito especial do Hawai. Comemora-se este ano 145 anos da chegada dos primeiros madeirenses ao Hawai, que levaram consigo o manchete, que deu origem mais tarde ao atual ukelele.

O projeto “A volta ao Mundo com o Feiticeiro da Calheta” contém uma exposição com as ilustrações do livro infanto-juvenil “O Feiticeiro da Calheta”, traçados pela filha de emigrantes, a ilustradora Rafaela Rodrigues e onde acompanha um texto de Eugénio Perregil, dedicado ao criador da letra e música “Bailinho da Madeira”, João Gomes de Sousa, mais conhecido por Feiticeiro da Calheta. 

A acompanhar a exposição foi criado de propósito uma réplica de um machete igual aquele trazido pelos emigrantes em 1879 para Hawai e foi concebido pelo mestre Carlos Jorge e pintado pela ilustradora Rafaela Rodrigues, no qual se faz também uma homenagem aos emigrantes madeirenses espalhados pelo mundo.

Os emigrantes para além de levarem a gastronomia, os usos e costumes e as tradições, os emigrantes levaram também consigo os instrumentos tradicionais madeirenses sendo conhecidos por Cordofones Madeirenses. 

A música foi uma forma de união e de ligação às origens e uma forma de congregação dos madeirenses nas diversas comunidades espalhadas pelo mundo, como forma de ânimo e de convívio e encontro quer nas alegrias, quer nas tristezas. 

Em resumo, com este projecto pretendemos divulgar a verdadeira história da origem do “ukelele”, a cultura madeirense e também os madeirenses que atualmente se têm destacado nas diversas áreas na diáspora onde estão inseridos, promovendo também o seu trabalho. 

Esta primeira fase  deste projecto que começa agora em 2023,  está agendado o seu término para 2025, na Madeira, onde se prevê a realização de um encontro mundial com 50 embaixadores, no qual será inaugurada a exposição e a realização de um festival.

Coordenador

- Eugénio Perregil - presidente do Centro de Estudos (CEDECS)


Atividades

Exposição

A exposição  com as ilustrações do livro infanto-juvenil “O Feiticeiro da Calheta”, traçados pela filha de emigrantes, a ilustradora Rafaela Rodrigues e acompanhadas com um texto de Eugénio Perregil, dedicado ao criador da letra e música “Bailinho da Madeira”, João Gomes de Sousa, mais conhecido por Feiticeiro da Calheta.

Livro infantil-juvenil

O livro infanto-juvenil “O Feiticeiro da Calheta “ da autoria de Eugénio Perrigil com ilustrações de Rafaela Rodrigues, dedicado ao criador da letra e música “Bailinho da Madeira”, João Gomes de Sousa, mais conhecido por Feiticeiro da Calheta.

Instrumento musical - machete

Foi mandada fazer uma réplica de um machete igual aquele trazido pelos emigrantes em 1879 para Haiwai e foi concebido pelo mestre Carlos Jorge e pintado pela ilustradora Rafaela Rodrigues, no qual se faz também uma homenagem aos espalhados pelo mundo, mas de uma forma especial aos três emigrantes madeirenses que trouxeram o machete para Hawai, o Manuel Nunes, o José de Espírito Santo, o Augusto Dias.

Embaixadores

Alberto Sousa
Tenor
- Madeira -

Marco Lira
Patinador
- Madeira -

Francisco Lobo Faria
Actor e Realizador
- Madeira -

João Brás
Cineasta
- Madeira -

Andréia Miranda
Química
- Madeira -

Roberto Moniz
Professor e Músico
- Madeira -

Bernardo Pereira
Canoista
- Madeira -

João Egídio

Decorador
- Madeira -

José Eduardo Franco
Historiador
- Lisboa -

André Santos
Músico e Compositor
- Lisboa -

Maria do Espírito Santos
Sociologa
- Porto -

Jacinto Jardim
Professor
- Porto -

Micaela Abreu
Cantora
- Londres -

Toni Jesus
Artista
- Londres -

João Carlos Nunes
Empresário
- Jersey -

Nuno Neto
Piloto
- Guernsey -

Emília Fernandes
Técnica de Saúde
- Guernsey -

José do Nascimento
Advogado
- África do Sul -

Jesus das Mercês
Actor
- Venezuela -

Tyler dos Santos
Consul Honorário do Hawai
- Haiwai -

Danny Abreu
Empresário
- Haiwai -

Maria Sardinha

- Brasil -

Dalila Vera Teles
Escritora
- Brasil -

Michael Teixeira
DJ
- San Francisco -

Dinarte Freitas
Actor
- Los Angeles -

Teixeira
???
- Nova Iorque -

Carlos Caires
???
- Macau -

Josefina Carreira
jurista
- Luxemburgo -

???
???
- Bélgica -

???
???
- França -

???
???
- Curaçao -

???
???
- Aruba -

Países Aderentes

Parceiros

Câmara Municipal da Calheta

Direção Regional das Comunidades e da Cooperação Externa

Apoios

Logoipsum

Logoipsum

Logoipsum

Logoipsum